Usabilidade: Ou seu site tem ou seu site não tem !

“facilitar e agilizar tarefas do dia-a-dia para assegurar que algo funcione bem”

O termo é utilizado para definir a facilidade de uso sejam elas no aprendizado, memorização de tarefas, produtividade quanto na prevenção visando diminuição de erros e claro a forte ação da interface aos olhos dos indivíduos.

*Um dos erros na projeção de sites é imaginar que os usuários lerão todas as opções e escolherão assim a melhor.  (Bruna Milagres Pires Lopes)

A maioria das empresas investem muito pouco em usabilidade esse fato se dá devido ao  processo ser caro e escasso . A elaboração e realização de teste de usabilidade aplicados em um determinado produto é a mesma coisa que expor os problemas em potencial que resulta na minimização da disponibilidade no mercado, não só aplicada em produtos, mas em qualquer projeto seja ele na web ou impresso. Basicamente seria uma maneira de otimizar e validar o perfeito uso do produto para isso existem testes de usabilidade. (vídeo a seguir)

 

Porém a preocupação dos usuários está cada vez crescendo com relação ao termo e o grau de exigência lá em cima.

De modo geral a usabilidade permite ao usuário alcançar seus objetivos, a clareza da disposição da informação é de fato importante gerando assim  facilidades no site como por exemplo:  localização de uma determinada informação, boa navegação evitando que os usuários se percam, faz com que o usuário retorne ao site, participe ou opine, dessa forma, o usuário não fica preocupado em clicar num determinado site e cair em outro.

Assim como alguns padrões levaram algum tempo até que fossem respeitados no cotidiano espera-se que a usabilidade não fique para traz e ganhe seu espaço devido nesse mundo cibernético em que vivemos dando assim  uma perspectiva e propiciando aos novos profissionais  da área ganharem a confiança por parte dos usuários.

Trabalho apresentado à disciplina SHF – PUCSP

Referências Bibliográficas

http://conteudo.imasters.com.br/3206/usabilidade.pdf

http://imasters.com.br/artigo/13660/usabilidade/como_assim_usabilidade/

Anúncios

Sobre Pipotica

"Cada um tem de mim exatamente o que cativou." Ver todos os artigos de Pipotica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: